top of page
Última mensagem postada!
Compartilhe com seus amigos:

Aos desigrejados de plantão! 

                       Preparamos esse artigo para chamar a sua atenção com relação aos perigos que se escondem dentro dos extremos.

              Estamos chamando de extremos àquelas situações maquiadas, que se apresentam a você com uma aparencia de inocência e de falsa segurança.

                  E que são suficientemente poderosas para induzir você ao erro!

                      A experiencia e a observação nos têm mostrado que, uma vez que inadvertidamente você tenha caído no engano, você somente terá à sua disposição os caminhos que levam ao fanatismo,... à apostasia,... ao esfriamento espiritual,... à perda de confiança no seu semelhante,... Olha, seguramente leva você a qualquer lugar, menos à presença do Senhor Jesus.

O Senhor Jesus nos disse, através de Sua Palavra, (Jo 14.6)

 

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por Mim.”

 

O Senhor Jesus disse.

                                 O Senhor Jesus é a Palavra.

                                                                          A Palavra disse.

Pra mim, é o suficiente!

 

Jamais permita que alguém, quem quer que seja, diga alguma coisa diferente daquilo que a Palavra disse.

 

Eu estou presumindo agora que você já está frequentando uma Igreja.

Então, só para reforçar eu pergunto:

 

  • Estão ensinando o que a Palavra diz? – É DE DEUS!

 

  • Estão ensinando diferente da Palavra? – NÃO É DE DEUS!

 

E como é que você pode saber o que é o correto?

 LEIA A BÍBLIA! Você jamais vai se enganar se conferir tudo o que disserem com aquilo tudo que está escrito na Bíblia.

Ainda que, lendo a Bíblia, se você não conseguir compreender alguma coisa, pergunte então ao seu Pastor, ao evangelista, ao discipulador; com isso você já estará se posicionando para ver um milagre acontecer; é que se você está interessado na Palavra, significa que o Senhor chamou você, e vai te ensinar os Seus caminhos.

 

Em consequencia disso, se alguém tentar lhe ensinar algo errado, em seu íntimo soará um alerta de que algo não está certo. Persista em buscar uma resposta e você verá que esse já é um seu milagre: O Senhor não permitirá que você seja enganado.

Mas, a condição para isso é que você busque realmente conhecer a Palavra e aplica-la em sua vida, em seus caminhos.

Em (Mt 6.33; Lc 12.31) o Senhor diz: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.”

 

        Se você souber se posicionar na procura do que seja a “Igreja ideal” para você, então você não cairá nas mãos dos “Abutres de Plantão”, dos congressos de heresias que se apropriam do nome “Igreja!”... Só de excluir os que falam na Teologia da Prosperidade, que o povo gosta tanto, você já estará livre de 90% das Igrejas as quais são pura heresias.

E MILHÕES de pessoas estão nesse caminho errado! E dessas fontes, desses caminhos, centenas de milhares são hoje, ovelhas perdidas ou desigrejados.

 

Não podemos nos deixar enganar, pois a promessa que está na Bíblia:

“Todos esses Reinos Te darei, se prostrado me adorares!”

NÃO FOI uma promessa feita pelo Senhor mas sim uma promessa feita ao Senhor – E quem fez essa promessa foi o diabo! (Mt 4.9; Lc 4.7) Hoje em dia, de olho nessa promessa, até mesmo boas Igrejas estão se deixando seduzir e já começam a ministrar prosperidade; afinal o povo gosta tanto!

 

Existe ainda outro foco de heresias, que está centralizado na vaidade e que tem levado bons Pastores e pregadores em geral a se desviarem da pregação do verdadeiro Evangelho – e que podemos chamar de “pregação de alto impacto!”

Veja bem, eu disse foco de heresias, e disse centralizado na vaidade, porque está substituindo o enunciado da Palavra que diz: “Não mais eu, mas Cristo vive em mim!” (Gl 2.20) por outro enunciado que diz: “Não mais Cristo, mas Eu vivo em mim!”

Tal tem sido a disputa entre pregadores que querem cada um ser mais eloquente do que o outro, chegando a ser, realmente, uma representação teatral.

Ah, e o cachê continua subindo! Cada um busca mais freneticamente despertar as emoções do público.  Sim, eu disse público, pois uma representação teatral tem público – Igreja é que tem congregação ou membros.

 

Eu já vi pregadores com estilos próprios fazendo seus sermões pela TV e ali tinha de tudo para todos os gostos:

  • Tinha o pregador do chorinho – Ele fazia até beicinho, descrevia o martírio de Jesus tão sofridamente que quando a câmera mostrava a platéia parecia uma multidão de vagalumes, todos com os olhinhos cheios de lágrimas.

 

  • Tinha o pregador da intrepidez – O cara fazia uma gritaria, e movia os punhos energicamente como se estivesse em uma batalha, e quando a câmera mostrava a platéia, todos estavam que pareciam querer esmurrar alguma coisa, frenéticos.

 

  • Tinha também o pregador sábio – O cara estava preocupado em descrever a etimologia da palavra (não a Palavra de Deus) mas uma palavra: ele escolhia uma palavra difícil e dissecava-a em raiz, radicando, prefixo, sufixo ... só Jesus na causa!

 

  • E encerrando esse desfile de horrores, faço 3 comentários:

 

  • 1º) Ao final da pregação, ofereciam seus CD’s para quem queria comprar – era um comércio.

 

  • 2º) Todos esses pregadores eram das Assembléias de Deus – enganou-se quem pensou que eu falava das igrejas mais visadas em termos de heresias; hoje, elas competem pau a pau.

 

  • 3º) Ninguém estava envolvido com os sentimentos que ligam o homem a Deus – todos estavam manifestando apenas emoções!

 

E disse também emoções, porque liga as pessoas às emoções despertadas no momento, em detrimento dos sentimentos; estes sim, os sentimentos, são os que ligam o homem a Deus.

Também disse que a vaidade tem levado Pastores e pregadores em geral a se desviarem da pregação do verdadeiro Evangelho; e porque isso acontece? Podemos observar que a pregação da Palavra está cada vez mais distante do cotidiano das Igrejas, porque a vaidade tem levado os pregadores exclusivamente à prática dos chamados “sermões proféticos”. 

 

 É aí que mora o perigo! É aí que vemos a nascente dos mais variados desvios de objetivo em uma pregação, pois, “sermão profético” permite ao pregador extrair um texto ou versículo e sobre ele criar toda uma pregação, um sermão completo que, o mais das vezes, foge completamente ao significado e à proposição do que a Palavra estaria ensinando. Todo o valor já não está mais na Palavra mas sim na capacidade de retórica do pregador – agora, é ele criando histórias e lançando profecias, perfeitamente ao gosto da platéia, mas... a platéia esquece que:

  • não é platéia mas sim congregação, não está ali para ouvir o que deseja mas aquilo que o Senhor deseja ensinar, orientar.

  • Profecia não é auto ajuda, nem confissão positiva; o Senhor não fica profetizando um dia melhor, um novo emprego, mudança de vida, e nem a cor dos sapatos que a pessoa vai ganhar; isso é apenas a palavra que o povo gosta de ouvir, mas não tem nada a ver e nem leva ao “conhecer e prosseguir conhecendo ao senhor” (Os 6.3).  A Palavra é muito mais séria, quer te conduzir pelos caminhos da salvação, foi pra isso que Ele te chamou, porque  conhecendo-o você saberá como fazer para estar nos Seus caminhos – a propósito, você não terá uma segunda chance!

 

A essa altura, acredito ter mostrado os mais evidentes e perigosos ritos religiosos dos quais você deve fugir, afinal, você merece reconhecer os perigos ao escolher a Igreja onde você vai depositar a sua confiança de ser conduzido pelos caminhos do Senhor.

A maior responsabilidade será sempre sua, seja você um neófito (um novato na Palavra), uma ovelha perdida (alguém que foi magoado pela Igreja e se afastou) ou um desigrejado (um rebelde que considerou mais fácil se virar sozinho).

 

Uma forte dica é se comportar igual aos Bereianos, que ouviam os ensinamentos da Palavra e iam conferir nas Escrituras se era assim mesmo. (At 17.11)

Outra dica, é fugir dos grandes templos ou denominações muito em moda, porque, se você quer fugir das abominações, não deve se aproximar delas. E afinal, a sua educação cristã para ser agradável ao Senhor não deve ser depositada em mãos inábeis.

Uma ultima dica, você deve observar a pregação da Palavra onde quer que você vá, para saber se é um local que lhe convém ou não.

 

Em tudo o que descrevemos até aqui, caso alguém pense que possa existir um pouco de exagero, eu recomendo que deem uma olhadinha na internet, então verão práticas tão absurdas que tudo o que foi descrito aqui, ficará parecendo coisas de contos infantis. Portanto, pode-se concluir que eu não exagerei.

 

Se você orar, pedindo direção a Deus, certamente Ele não falhará!

 

Deus abençoe cada um de vocês e lhes mostre um caminho!

Graças a Deus, eu encontrei o meu!

Por   Roberto   Araraq

Visite e veja as Diversas mensagens arquivadas na Página 2
bottom of page